Caros leitores,

Bem vindos ao mais pensativo, sensato, abusivo e realista blog já visto. Nele você encontra vários assuntos da atualidade (sub)Urbana, que lhes farão repensar no que vos passa despercebido dos acontecimentos diários, levando a uma intriga psicológica e estimulando o debate...esse é o objetivo mor.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cosmogonia: Big-Bang


Antes de começar a escrever sobre a origem do universo, terei que explicar o por que fiz o uso da palavra “cosmogonia”. Essa palavra é utilizada para abranger todas as crenças, lendas ou teorias acerca da origem do universo, ou seja, qualquer hipótese sobre, é considerada uma cosmogonia, desde a crença de que Deus criou o mundo em 7 dias, passando por lendas mais desconhecidas por nós, como a lenda da “raposa prateada” pelos Miwok (nativos da America), chegando, enfim,  à tão falada teoria do “Big-bang”.
                A teoria da origem do Universo pelo “Big-bang”, ou hipótese do “átomo primordial”,  foi concebida pelo astrônomo e ironicamente padre, Georges Lemaître, e posteriormente aperfeiçoada por outros cientistas, diz que tudo que se encontra no universo, inclusive o espaço entre as matérias, estaria, no passado, comprimido em um único átomo, que devido a uma alta densidade e elevada temperatura, ocorreu uma fissão nuclear, gerando assim, uma grande explosão e criando tudo que vemos hoje em dia.
                Essa teoria é comumente vista como a mais plausível, pois a partir de estudos realizados, foi possível notar que todas as galáxias estão se afastando cada vez mais,o que nos leva a crer que em um passado muito remoto toda a matéria estaria aglomerada em um único ponto. Entretanto essa teoria tem um porém: qual seria o ponto de partida para a origem do “átomo primordial”?
                Bom, na verdade, o físico mundialmente famoso chamado Stephen Hawking escreveu um livro, junto com o também físico Leonard Mlodinow, chamado “The Grand Desing” onde ele diz que “O universo é capaz e criará a si mesmo sozinho” e também “A criação espontânea é a razão de que existe algo, é por ela que existe o universo, que nós existimos”. A teoria diz que as leis da física que regem o nosso universo, teriam a capacidade de criar o próprio universo, sem ter a ajuda de terceiros, mesmo que um dia o próprio Hawking tenha dito que a existência de um Deus não é algo tão absurdo e que a ciência e Deus poderiam coexistir.
                As leis existentes no universo poderiam sim ter ocasionado o surgimento do “Big-bang”, pois se há uma lei como a gravidade, e se ela é tão importante e influente no universo, nos leva a crer que essa lei deveria ter sido surgida antes mesmo do surgimento do universo, o que explica a sua criação.
                Não digo com certeza que as hipóteses, tanto a da existência de um “átomo primordial” ou de como ele veio a surgir explicitadas nesse texto, sejam de fato verídicas, porém são plausíveis, tanto quanto a existência de um criador onipresente e onipotente.

Sem comentários:

Enviar um comentário