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quarta-feira, 9 de maio de 2012

MTV- Balões



                            http://www.youtube.com/watch?v=ENuU7TCshhQ


Comemorando os 21 anos da MTV brasileira, a agência Loducca criou um comercial chamado "balões" que se baseia nas técnicas de Flip Book, coleção de imagens organizadas sequencialmente, dando impressão de movimento, e Stop Motion, traduzindo para o português: "movimento parado", que contém animação quadro a quadro, que são os balões, onde contam a história do pintinho que nasce do guitarrista do Kiss fazendo um riff e um rockeiro encontrando o diabo. Mostra também slash dedilhando sua Gibson, Amy Whinehouse tendo um filho e até mesmo Ozzy Osbourne aparece nesse pequeno conto, botando um ovo, o que nos remete a grande questão: ‘Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?'‘, querendo explicar que por mais evoluída que a ciência seja, ela ainda não conseguiu descobrir a resposta para esta pergunta.
 Tanto no início quanto no final do vídeo a cena do ovo e da galinha aparece querendo passar para o receptor a mensagem de que a música sempre existiu e evoluiu durante esses anos e a pergunta, que passou por todas as épocas, continua sem resposta até os dias atuais. Isto mostra a evolução da música e dos estilos musicais junto com a evolução da MTV durante esses 21 anos,
No final do vídeo aparecem as seguintes mensagens: “A música nunca para.” e ‘‘A festa nunca para”. A primeira frase subentende-se que a MTV nunca irá acabar, porque é um canal que depende da música. Desta forma a frase quis mostrar que assim como a música nunca para a MTV nunca irá deixar de comemorar o sucesso alcançado por ela. Ela deixa implícito que quando há ‘‘comemoração”, ''festa'' a música geralmente está presente, por isso a música e a festa nunca irá parar.
De acordo com Dulcidio Caldeira, diretor do vídeo, foram quase 24 horas de trabalho para produzir uma animação de 10 quadros por segundo, 600 balões em um trilho de 140 metros dentro de um galpão, no qual um carrinho percorria o trilho há 20 km/h estourando os balões, dando uma ideia de comemoração, devido ao aniversário da emissora.
O uso de signos não verbais está presente em toda a propaganda desempenhando o mesmo papel das palavras, que seriam signos verbais. Podemos observar esses signos não verbais na parte visual quanto na parte auditiva, devido à ''história'' contada pelos desenhos presentes nos balões e pela música de fundo, respectivamente.
 O conceito ''signo'' se divide em significante e significado e neste vídeo, sendo assim os balões e a música fazem o papel de significante, querendo passar a mensagem de comemoração, que seria automaticamente o significado.
O reconhecimento desse árduo trabalho não deixou de acontecer, e veio através da conquista de alguns prêmios no mercado musical, incluindo três leões no Festival de Cannes: ouro em Design, ouro na categoria Film Craft, e bronze em Film, e 1° lugar no top 20 do Adicritic. Além de Cannes e do top 20, o comercial dos “balões” ficou entre os primeiros na categoria “Film” em um site americano chamado Ads of the world.

Assistam também ao Making Of!
http://www.youtube.com/watch?v=7Hnx--KGAZo

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